sexta-feira, 23 de julho de 2010

--' Frases de Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres- Clarice Lispector

"Amor será dar de presente ao outro a própria solidão? Pois é a última coisa que se pode dar de si."


"Antes o sofrimento legítimo do que o prazer forçado."

 "O óbvio é a verdade mais difícil de se enxergar."

" Iniciada , pressentia a mudança de estação. E desejava a vida mais cheia de um futuro enorme"


"Mas seu descompasso com o mundo chegava a ser cômico de tão grande: não conseguira acertar o passo com as coisas ao seu redor."

"Ela só percebe que agora alguma coisa vai mudar, que choverá ou cairá a noite. Mas não suporta a espera de uma passagem, e antes da chuva cair, o diamante dos olhos se liquefaz em duas lágrimas."

"Ela descobriu que precisava dele,e isso a deixava desesperada...
Queria continuar amando-o mas sem precisar tão violentamente dele"

"Uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer.Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi a criadora de minha própria vida...Mas quero inteira, com a alma também. Por isso, não faz mal que você não venha, esperarei quanto tempo for preciso."


"Quer saber como eu sou para me
aceitar? Vou me fazer conhecer melhor por você, disse com ironia. Olhe, tenho uma alma muito prolixa e uso poucas palavras. Sou irritável e firo facilmente. Também sou muito calmo e perdôo logo. Não esqueço nunca. Mas há poucas coisas de que eu me lembre.Sou paciente mas profundamente colérico, como a maioria dos pacientes. As pessoas nunca me irritam mesmo, certamente porque eu as perdôo de antemão. Gosto muito das pessoas por egoísmo: é que elas se parecem no fundo comigo. Nunca esqueço uma ofensa, o que é uma verdade, mas como pode ser verdade, se as ofensas saem de minha cabeça como se nunca nela tivessem entrado?"

"Nessa mesma noite gaguejara uma prece para o Deus e para si mesma: alivia minha alma, faze com que eu sinta que Tua mão esta dada à minha, faze com que eu sinta que a morte não existe porque na verdade já estamos na eternidade, faze com que eu sinta que amar é não morrer, que a entrega de si mesmo não significa a morte e sim a vida, faze com que eu sinta uma alegria modesta e diária, faze com que eu não Te indague demais, porque a resposta seria tão misteriosa quanto a pergunta, faze com que eu receba o mundo sem medo, pois para esse mundo incompreensível nós fomos criados e nós mesmos também incompreensíveis, então é que há uma conexão entre esse mistério do mundo e o nosso, mas essa conexão não é clara para nós enquanto quisermos entendê-la, abençoa-me para que eu viva com alegria o pão que como, o sono que durmo, faze com que eu tenha caridade e paciência comigo mesma, amém."

"Faz de conta que amava e era amada, faz de conta que não precisava morrer de saudade...Faz de conta que vivia...faz de conta que tudo o que tinha não era faz de conta... faz de conta que ela não estava chorando por dentro."

"Mas existe um grande, o maior obstáculo para eu ir adiante: eu mesma. Tenho sido a maior dificuldade no meu caminho. É com enorme esforço que consigo me sobrepor a mim mesma. [...] Sou um monte intransponível no meu próprio caminho. Mas às vezes por uma palavra tua, ou por uma palavra lida, de repente tudo se esclarece."

4 comentários:

  1. Grata mesmo! Uma prendizagem ou o... foi o 1º livro de Clarice que eu li e tinha 16 anos.Comecei a me Ver, nesse dia.Começou aí, "a minha grande amizade com Clarice".
    Tenho 49 anos..e minha vida é Latente...poucos me compreendem..eu sei! Mas a cada dia que passa o complexo "SER HUMANO" deixa-me mais fascinada.
    Beijinho...Lindo Blog!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou dessa postagem... A Clarice é única e para sempre. Não há como explicar o que as linhas que ela traçou me causam... Assim como vc, poucos me compreendem, embora eu tenha menos da metade de sua idade. É possível que talvez nós vemos demais as coisas... ver demais causa incompreensão... a Clarice viu coisas que a ultrapassaram, ela mesma afirmou isso e mtas vezes as pessoas pensam que entendem Clarice... Mas ela é profunda, entender Clarice é mergulhar em um universo complexo do ser. Obrigada pela visita *---* Beijoos

    ResponderExcluir
  3. Esse é definitivamente o meu livro rsrs,eu procurei por todos os lados pra ler e quando um dia encontrei na internet imprimi ele e quase morri de tanta felicidade em te-lo em mãos, é um livro lindo de mais eu tenho ele na minha penteadeira e sempre estou relendo ... Amei a postagem adoro essas partes beijokaxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros da Clarice são para serem lidos e relidos!! Fico muito feliz que tenha gostado! Beijoos

      Excluir

O seu comentário é sempre bem vindo!
Opine, comente, se expresse! Este espaço é seu!

Espero que tenha gostado do blog! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...